Aparelhos Ortodônticos (Ortodontia)

Essa é a área da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como das dentições decídua (de leite), mista e permanente e também seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.
Sendo, a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
O especialista neste campo é chamado de Ortodontista.
Com qual idade devo procurar o Ortodontista?
O ideal é que toda criança, mesmo que não apresente um problema ortodôntico evidente ou alterações que despertem a preocupação de pais e amigos; deve ser encaminhada para a avaliação do ortodontista, por volta dos 7 anos de idade.
“A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança passe por uma Avaliação do Ortodontista aos 7 ANOS de idade ou antes, se houver necessidade. ”
Que fique claro que não estamos afirmando que esta é a idade ideal para INICIAR o Tratamento Ortodôntico, que sabemos ser variável e tem relação direta com o tipo de má-oclusão presente, mas a idade ideal para uma primeira avalição e conhecimento de alterações presentes, ou que possam vir a acontecer, e que muitas vezes já podem ser detectadas e por vezes tratadas nesta idade.
Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem levar a contraindicar o tratamento (problemas periodontais).
APARELHOS FIXOS
São unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.
Na Shieldent Clínica Odontológia trabalhamos com aparelhos fixos do SISTEMA AUTOLIGADO.
Metálico

Estético

APARELHOS REMOVÍVEIS
São encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).
TRATAMENTOS ORTOPÉDICOS
De modo geral, aparelhos de ortopedia funcional são mais utilizados em crianças. Como ainda haverá crescimento ósseo, os estímulos gerados podem influenciar o desenvolvimento correto do sistema bucofacial. O aparelho utilizado nesta técnica é geralmente removível e exerce uma força passiva e de pequena intensidade, que apenas estimula os nervos sensoriais da boca de modo que o próprio sistema responda com a remodelação das estruturas ósseas e musculares.
